Brincadeiras e atividades lúdicas ensinam crianças sobre os riscos dos incêndios florestais para o Cerrado
Data de Publicação: 10 de setembro de 2024 12:42:00 Frente ao preocupante avanço das queimadas, escola pública da capital promoveu nesta segunda-feira (9) uma manhã repleta de ações de conscientização para a preservação do bioma Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Em meio a uma seca histórica que assola o Distrito Federal, o Centro Educacional Carlos Motta, localizado no Lago Oeste, se transformou, nesta segunda-feira (9), em um espaço de aprendizado e conscientização sobre a importância do Cerrado. Ao todo, 700 alunos, da educação infantil ao ensino fundamental, participaram das atividades educativas que alertam sobre o perigo dos incêndios florestais para a preservação da fauna e flora do bioma.
O evento contou com a participação de servidores da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), além de agentes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Instituto Brasília Ambiental, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a coordenadora do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF) da Sema, Carolina Schubart, o objetivo é educar os estudantes desde cedo sobre os riscos, as consequências e a importância da prevenção dos incêndios florestais.
“A ideia foi trabalhar essa temática desde o primeiro ano, com as crianças menores, até o 9º ano, trazendo essa conscientização sobre a importância de não se colocar fogo em lixo, em resto de poda, não queimar qualquer tipo de área, porque uma fagulha pode ocasionar um incêndio de grande proporção”, explicou.
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Outra proposta da ação educativa é disseminar o aprendizado de sala de aula no dia a dia das famílias dos estudantes. “A criança é o nosso maior multiplicador de conhecimento. Ela leva esse aprendizado para casa e consegue replicar não só para a família, mas também para o grupo de amigos”, acrescentou.
Para o coordenador pedagógico, Rodrigo Cosmo, a preservação do Cerrado deve ser um tema recorrente nas salas de aula. “Nossa escola está localizada em um ponto estratégico. É uma escola do campo e a única que faz fronteira com o Parque Nacional de Brasília, uma área muito sensível do ponto de vista ecológico. É aqui onde ocorre, por exemplo, a captação de água que abastece a bacia da barragem de Santa Maria, que por sua vez leva água para diversas regiões do Plano Piloto”, explica Cosmo.
A estudante Júlia Beatriz, de 15 anos, pretende levar os ensinamentos para dentro de casa. “Eu acho muito importante essa preocupação com o Cerrado, porque a maior parte da água do Brasil vem daqui. Hoje eu aprendi muita coisa e eu gosto bastante dessa escola porque eles têm a preocupação de ensinar conteúdos que não servem apenas para a sala de aula, mas para levarmos por toda a vida”.
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