Português (Brasil)

Celina Leão fala sobre saúde mental de policiais na cerimônia de troca da bandeira

Celina Leão fala sobre saúde mental de policiais na cerimônia de troca da bandeira

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2025 07:32:00 Na ocasião, a vice-governadora afirmou que o GDF está ciente do problema e destacou as ações implementadas para enfrentá-lo

Compartilhe este conteúdo:

 

INÍCIOCIDADES DF

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
 Devido às alterações climáticas, a Bandeira precisa ser substituída a cada 30 dias. -  (crédito: Maria Eduarda Lavocat)

x

Devido às alterações climáticas, a Bandeira precisa ser substituída a cada 30 dias. - (crédito: Maria Eduarda Lavocat)

A vice-governadora Celina Leão participou da primeira cerimônia de troca da bandeira de 2025, neste domingo (19/1), na Praça dos Três Poderes. Durante o evento, ela abordou a saúde mental dos policiais, tema que ganhou destaque na última semana após um delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Mikhail Rocha Menezes, atirar contra a mulher, a empregada doméstica e uma enfermeira do Hospital Brasília. O delegado estava afastado das funções desde a última terça-feira (14/1) após solicitar licença para cuidar da saúde mental.

A vice-governadora destacou que a saúde mental é uma prioridade para o Governo do Distrito Federal (GDF) e que a realidade enfrentada pelos policiais é amplamente conhecida. “Já havíamos identificado a necessidade de atenção à saúde mental nas forças de segurança, considerando o elevado número de atestados médicos, afastamentos e outros episódios graves. Por isso, durante minha gestão como governadora, criamos o programa Ressignificar”, afirmou.

Segundo Celina, o programa não se limita a um curso, mas proporciona um momento de imersão com palestras e apoio direcionado aos que enfrentam problemas de saúde mental, incentivando a busca por ajuda de forma preventiva. “Orientamos sempre que colegas próximos e comandantes encaminhem os policiais que apresentem sinais de dificuldade para um acolhimento adequado”, explicou.

Ela também reforçou a importância do bem-estar dos servidores públicos. “Reconhecemos que nossos servidores, especialmente os policiais, precisam estar com a saúde mental em dia para atender bem à população. Além disso, a Escola de Governo oferece uma série de cursos de capacitação e suporte”, completou.

Celina ressaltou ainda a criação da Subsecretaria de Saúde Mental, anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante o Janeiro Branco. A iniciativa tem como objetivo desenvolver estratégias intersetoriais em parceria com outras secretarias. “Aproveito para reforçar que qualquer servidor público, não apenas os policiais, que esteja enfrentando dificuldades, deve buscar ajuda. O governo dispõe de mecanismos e ferramentas para acolher e apoiar esses profissionais”, concluiu.

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?


Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?

Voto computado com sucesso!
Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?
Total de votos:
Sim
Não