Português (Brasil)

Agendamento nos Cras será confirmado pelo WhatsApp a partir do dia 18

Agendamento nos Cras será confirmado pelo WhatsApp a partir do dia 18

Data de Publicação: 12 de fevereiro de 2025 07:50:00 Cidadãos vão receber mensagem no WhatsApp para confirmar ou cancelar o agendamento; medida visa a reduzir o número de faltas nos atendimentos Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Compartilhe este conteúdo:

links úteis

Governo do Distrito Federal

Agência Brasília

10/02/2025 às 13:14, atualizado em 10/02/2025 às 14:40

Agendamento nos Cras será confirmado pelo WhatsApp a partir do dia 18

Cidadãos vão receber mensagem no WhatsApp para confirmar ou cancelar o agendamento; medida visa a reduzir o número de faltas nos atendimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) adotará, a partir do dia 18 deste mês, medida para reduzir o número de faltas nos atendimentos nas unidades dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). As famílias que fizeram agendamento pelo telefone 156 e pelo site da Sedes-DF vão receber uma mensagem de texto pelo aplicativo de mensagens WhatsApp para confirmar ou cancelar o agendamento. A mensagem será enviada cinco dias antes do atendimento agendado para lembrar o cidadão do compromisso e haverá lembretes nos dias seguintes para aqueles que não responderem.

Segundo dados da secretaria, varia de 26% a 30% o percentual de abstenções dos atendimentos agendados, o que significa cerca de quatro mil atendimentos que deixam de ocorrer. São cidadãos que marcam atendimento socioassistencial para ter acesso a serviços e benefícios e não comparecem, prejudicando outras famílias em vulnerabilidade social que aguardam para ser atendidas.

Quando uma pessoa que marcou agendamento não comparece na data prevista, outra família em vulnerabilidade social perde a chance de ser amparada | Foto: Divulgação/Sedes

A confirmação é importante para a equipe da Sedes organizar os atendimentos e liberar a vaga para quem precisa. Mas fique tranquilo: se, por acaso, você não conseguir visualizar a mensagem a tempo, seu agendamento será mantido.

“Fique atento para não confundir. Não é golpe. Se você marcou agendamento no Cras ou para se inscrever ou atualizar o Cadastro Único, aguarde que o GDF [Governo do Distrito Federal] vai enviar uma mensagem no seu aplicativo. Confira o número do GDF e o selo de verificação”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “É uma iniciativa pioneira no país. A expectativa é que sejam enviadas cerca de 600 mensagens por dia para famílias em vulnerabilidade do DF.”

Mensagens de texto

Arte: Divulgação/Sedes

Além de poder confirmar ou cancelar os agendamentos, as mensagens via WhatsApp reforçam os documentos que devem ser levados para o atendimento e reiteram que o GDF não solicita pagamento para nenhum agendamento. O cidadão também pode receber ligações desse mesmo telefone do aplicativo, caso não confirme ou cancele atendimento.

“Já adotamos medida semelhante para avisar da entrega da Cesta Verde, por exemplo, e tivemos adesão das famílias e bons resultados. A intenção é aplicar essa experiência agora com os agendamentos para aumentar a oferta de vagas”, reitera Ana Paula Marra.

A disponibilidade de vagas para agendamento de atendimentos ocorre normalmente nas unidades do Cras, todos os dias, por meio de dois canais: o portal da secretaria  e o telefone 156, a partir das 8h. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer aparelho de telefone. Os agendamentos são realizados conforme capacidade de atendimento de cada Cras, que pode variar de acordo com as alterações de efetivo.

*Com informações da Sedes-DF

 

Centro de Referência de Assistência

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?


Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?

Voto computado com sucesso!
Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?
Total de votos:
Sim
Não