Iniciada entrega de alimentos não perecíveis nas escolas
Data de Publicação: 31 de janeiro de 2025 09:14:00 Com previsão de distribuir uma tonelada de gêneros alimentícios, iniciativa começou pela EC 02 da Estrutural Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira
links úteis
Agência Brasília
30/01/2025 às 19:38
Iniciada entrega de alimentos não perecíveis nas escolas
Com previsão de distribuir uma tonelada de gêneros alimentícios, iniciativa começou pela EC 02 da Estrutural
Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) deu início à distribuição de uma tonelada de alimentos não perecíveis às escolas da rede pública de ensino. A primeira entrega foi realizada na terça-feira (28), na Escola Classe (EC) 02 da Estrutural, e marca o início de uma ação que beneficiará todas as unidades da rede. Os alimentos entregues incluem: arroz, feijão, macarrão, milho, óleo, leite em pó, floco de milho e outros. A distribuição será realizada gradualmente, antes do início do ano letivo, em 10 de fevereiro.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-29-at-11.22.05.jpeg)
Distribuição de alimentos será realizada gradualmente, antes do início do ano letivo, em 10 de fevereiro | Fotos: Mary Leal/SEEDF
“Estamos percorrendo as escolas da Estrutural para iniciar as entregas dos gêneros não perecíveis, priorizando esse processo para garantir que as escolas estejam preparadas para o início do ano letivo. A partir do dia 3 de fevereiro, os fornecedores começarão a entregar os gêneros perecíveis e, na semana de retorno às aulas, a agricultura familiar iniciará a entrega dos hortifrutis”, explicou a nutricionista e diretora substituta de Alimentação Escolar da SEEDF, Juliene Moura.
A EC 02 da Estrutural foi a primeira a receber os alimentos não perecíveis. A unidade conta com mais de 700 alunos matriculados do 1º ao 5º ano e duas turmas de educação infantil. Na escola, os estudantes recebem até três refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar —, o que reforça o compromisso da gestão com o aprendizado e o bem-estar dos estudantes.
A supervisora administrativa da escola, Anakaren Teixeira Angueth, fala sobre a importância de uma alimentação diversificada e saudável para os estudantes. “Quando cheguei aqui e vi essa merenda diversificada, fiquei impressionada. São duas refeições principais e uma terceira no final do dia. As merendeiras estão sempre criando e adaptando os cardápios para agradar a criançada”, contou.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-29-at-11.26.27.jpeg)
A nutricionista da SEEDF, Juliene Moura, acompanhou a entrega dos alimentos não perecíveis na EC 02 da Estrutural
Para oferecer um cardápio diverso e saboroso aos estudantes, a escola cuida e acompanha de perto o recebimento dos alimentos. “Hoje estou verificando os alimentos que chegam, conferindo a validade e se estão em perfeitas condições. Tudo é armazenado em local refrigerado e adequado para evitar qualquer tipo de contaminação”, explicou Anakaren.
Cardápios específicos
Este ano, uma das novidades é o desenvolvimento de um projeto para qualificar a alimentação oferecida nos Centros de Ensino Especial (CEE) da rede pública. A partir de 2025, os cardápios serão adaptados às necessidades específicas dos estudantes, com foco em restrições alimentares, como celíacos e intolerantes à lactose, e em aspectos como consistência, textura e sabor dos alimentos.
A proposta inclui mapear as necessidades alimentares das unidades e elaborar cardápios personalizados, considerando as particularidades de cada estudante. Pratos como galinhada e abóbora refogada podem ser transformados em opções de textura mais suave, como purês, para atender às demandas de quem tem dificuldades de mastigação ou deglutição.
Resultado das vagas remanescentes da rede pública de ensino é divulgado
Coordenações regionais de ensino promovem 1º Fórum de Gestores
Conselho dos Direitos da Mulher realiza o primeiro encontro de 2025
A iniciativa também considera o perfil de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que frequentemente apresentam preferências alimentares relacionadas a texturas, cores e sabores. “Queremos garantir que esses alunos tenham acesso a uma alimentação de qualidade, adaptada às suas necessidades, para promover uma experiência alimentar mais efetiva e inclusiva”, afirmou a nutricionista Juliene Moura.
Agricultura familiar
Outro objetivo contínuo da SEEDF é seguir ampliando a aquisição de alimentos da agricultura familiar para abastecer as escolas com produtos saudáveis. Em 2025, a Pasta planeja um aumento significativo nas compras públicas, que incluirão hortifrutis orgânicos, mel, iogurte e até mesmo tilápia. “Estamos trabalhando para não deixar faltar frutas, legumes e verduras frescos para os nossos alunos. Esses alimentos são colhidos no domingo e entregues já na segunda-feira, garantindo qualidade e frescor”, destacou Juliene.
Atualmente, apenas as Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do Guará, São Sebastião e Núcleo Bandeirante recebem hortifrutis orgânicos, mas a previsão é de expansão para outras regiões administrativas ainda em 2025. “Estamos fortalecendo essa parceria com a Secretaria de Agricultura, que beneficia não só os estudantes, mas também fomenta o setor produtivo local”, explicou Juliene.
*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
![Escolas públicas do DF recebem projeto sobre o uso consciente e seguro da internet](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9714/Publicacoes/566442/27.1.-Capacitacao-Sejus-DFCidadania-nas-Escolas.jpeg?=2623853-2)
Escolas públicas do DF recebem projeto sobre o uso consciente e seguro da internet
Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania promove atividades sobre o uso responsável das redes, alertando sobre riscos e garantindo a segurança Saiba Mais +![Vagas estão distribuídas em diversas regiões do DF; para os candidatos em cadastro reserva, as matrículas serão feitas nos dias 20 e 21 deste mês Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9714/Publicacoes/563285/15.1.-Cursos-tecnicos.-Foto-Andre-Amendoeira-SEEDF-768x512.jpeg?=2608371-2)
Vagas estão distribuídas em diversas regiões do DF; para os candidatos em cadastro reserva, as matrículas serão feitas nos dias 20 e 21 deste mês Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto
Vagas estão distribuídas em diversas regiões do DF; para os candidatos em cadastro reserva, as matrículas serão feitas nos dias 20 e 21 deste mês Por Saiba Mais +![DF tem 7,5 mil vagas para educador social em 2025; saiba como se inscrever](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9714/Publicacoes/559921/1_image__1_-43774503.png?=2589075-2)
DF tem 7,5 mil vagas para educador social em 2025; saiba como se inscrever
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 6 a 17 de janeiro de 2025, exclusivamente por meio da página EducaDF Saiba Mais +![GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação](https://www.cache2net4.com//Repositorio/9714/Publicacoes/557137/UDF-1-2025_Edital-publicado_Buriti_elevador.png?=2569462-2)
GDF lança processo seletivo para bolsas de estudo de graduação
São oferecidas 82 vagas para os servidores do governo distrital e alunos da rede pública de ensino Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Últimas notícias
Previsão do Tempo
Enquete
Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?
Você é a favor do voto impresso nas próximas eleições?